71% das paulistas sofrem com a acne, segundo pesquisa

naom_55f70ee41c341.jpg?width=590

Causas hormonais são reconhecidas por 47% delas. Novo aplicativo permite acompanhar a evolução do tratamento e oferece dicas para amenizar o problema

A acne é um problema que incomoda a vida de muitas pessoas. Inchaço, vermelhidão e pontos inflamados podem deixar marcas e cicatrizes tanto na pele, quanto na autoestima. A condição, muito comum na adolescência, também pode acometer pessoas adultas e tem forte ligação com distúrbios hormonais.

Pesquisa realizada pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP), em parceria com a Bayer, ouviu mulheres paulistas de 15 a 30 anos de idade, e aponta que 71% delas tem ou já teve acne. Dentro desse universo, 47% reconheceram a questão hormonal como causa e, 5% consultaram o ginecologista para tratar o problema. O dermatologista foi citado como uma opção para 30% delas. Os dados fazem parte do levantamento nacional realizado com 3.000 mulheres em cinco capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre). 

Mais de 70% das entrevistadas que tem acne fazem algum tipo de tratamento dermatológico entre eles cremes e pomadas (37%), sabonetes específicos (28%) e tratamentos estéticos (9%). 

"A acne acontece quando o hormônio andrógeno atua sobre o sistema pilossebáceo, aumentando a produção de material oleoso pelas glândulas sebáceas, facilitando a instalação de infecções. Se a causa for o excesso de andrógenos, é preciso procurar orientação de um ginecologista para tratar a questão hormonal. Nesses casos, optar somente por tratamento dermatológico tópico não resolve, uma vez que se atua no sintoma e não na causa", explica o Prof. Afonso Nazário do departamento de Ginecologia da EPM-UNIFESP. 


Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) e Hirsutismo

O desequilíbrio hormonal também está ligado a outros problemas do universo feminino, como a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), que atinge mulheres em idade reprodutiva e caracteriza-se pela formação de inúmeros cistos nos ovários, que podem acarretar desde alterações menstruais até infertilidade. Quando perguntadas sobre a SOP, 65% das mulheres que participaram da pesquisa disseram desconhecer os sintomas da SOP e 31% não souberam responder se tem ou não o problema.

O hirsutismo, conhecido pelo aumento de pelos no corpo em padrão tipicamente masculino (rosto, abdômen), também pode ser motivado por distúrbios hormonais. No entanto, 61% das entrevistadas afirmaram desconhecer o motivo do problema. 

Tratamento

O controle dos sintomas da acne, da SOP e do hirsutismo deve ser definido pelo médico e paciente juntos. O tratamento hormonal poderá ser recomendado para as pacientes que não apresentam fatores de risco ou contraindicações a terapia. 

Para quem está em tratamento da acne, a tecnologia traz um novo aliado: o aplicativo Diário da Acne, que já está disponível nas plataformas IOS e Android. Com a ferramenta é possível tirar fotos diárias de todo o rosto e marcar os pontos de acne e, assim, acompanhar a evolução do tratamento. Além disso, o aplicativo ainda oferece dicas sobre acne. 

Fonte Minuto a minuto

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob