A CARREIRA DO FARMACÊUTICO PROPAGANDISTA

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A carreira de Propagandista se apresenta como uma boa opção para o profissional farmacêutico, na medida em que acontece a chegada de novos laboratórios e a ampliação dos já existentes colaborando na geração de empregos neste segmento.

Esta carreira é responsável por desenvolver ações que culminem na prescrição médica. O propagandista tem atuação profissional restrita às médias e grandes cidades, onde se encontram a maioria dos prescritores. Apesar de não ser uma carreira de atuação exclusiva do farmacêutico, que concorre com profissionais de outras formações como marketing e administração de empresas, o mercado vem percebendo que apenas o farmacêutico é capaz de dominar os conhecimentos relativos ao medicamento, o que gera o fortalecimento do canal de comunicação indústria-médico.

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O mercado magistral é outra possibilidade de atuação do Farmacêutico Propagandista. Apesar de as farmácias de manipulação oferecerem menor remuneração que as indústrias multinacionais, a estratégia de visitação médica se faz cada vez mais presente nesse setor.

Dois fatos novos, ainda não absorvidos pelo mercado, que podem contribuir com a expansão desta carreira, foram a recente legalização da prescrição farmacêutica e a aprovação da Lei 13.021, que aumentaram o potencial prescritivo dos farmacêuticos. Isso levará a indústria a intensificar as estratégias de propagandas direcionadas para este profissional, utilizando, inclusive, visitas realizadas por Propagandistas especializados.

Ser Propagandista Farmacêutico exige do profissional aptidão para tarefas administrativas, conhecimentos aprofundados de fisiologia, patologia e farmacologia. Competências como capacidade de comunicação, relacionamento interpessoal e orientação ao cliente são imprescindíveis para exercício desta carreira. O inglês é importante para acessar informações científicas relevantes que podem ser utilizadas numa visita, e o espanhol pode ser um diferencial.

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O QUE FAZ

- Visita stakeholders na área de saúde (médicos, veterinários, odontólogos, nutricionistas e farmacêuticos etc);

- Visita os Key stakeholders das áreas administrativas (compradores e tomadores de decisão);

- Fornece aos stakeholders informações de acesso, custo, efetividade e farmacoeconomia dos produtos que representa;

- Leva aos prescritores informações técnicas e científicas sobre os produtos farmacêuticos que representa;

- Acompanha, atualiza e valida o painel de stakeholders periodicamente;

- Realiza padronização de produtos em hospitais e órgãos públicos;

- Cumpre metas de demanda e market share estabelecidas para o seu território;

- Atua na prospecção de novos clientes.

ONDE ATUA

- Indústrias farmacêuticas;

- Consultorias especializadas;

- Farmácias de manipulação.

FAIXA SALARIAL

De R$ 3.000,00 a R$ 12.000,00

Fonte: ICTQ

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Joni Mengaldo

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Comentários

  • Verdade!
  •  Trabalhei como Propagandista por mais de 40 anos, nada tenho contra o farmacêutico ser propagandista, pelo contrário, pode ser até importante, mas o fato é que o propagandista antes de tudo tem que ser marketeiro nato, tem que vender sua imagem a imagem da empresa e dos produtos, não adianta saber muito sobre medicamentos e não ter o "feeling" para conquistar a simpatia e a confiança dos médicos.

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