A geração do milênio agita as regras do local de trabalho

"Millennials são conhecidos por serem mais orientados por um propósito", disse Nathan Blecharczyk da AirBnB

Por Katie Hope

Repórter de negócios, BBC News

 

A Virgin Group realizou recentemente o que chamou de "um dia corporativo" pedindo a seus funcionários que se comportassem da maneira que muitas empresas tradicionais exigem - por apenas um dia.

Os funcionários tinham de usar a roupa formal do negócio, chegar às 9h, usar os títulos Sr. e Sra., não acessar as mídias sociais e não fazer chamadas pessoais.

"Foi uma experiência horrível para todo mundo", disse Richard Branson, um dos mais conhecidos e ricos empresários do Reino Unido.

O propósito do exercício, disse ele, foi dar a seu pessoal "um gosto do que uma grande parte do mundo ainda é".

Como fundador da empresa, que passou de uma gravadora, a negócios em telecomunicações, viagens e serviços financeiros, o próprio Richard nunca seguiu um caminho convencional para o sucesso do negócio.

Ele deixou a escola aos 16 anos, não foi para a universidade. E na controladora Virgin, a equipe é capaz de trabalhar de forma flexível e tirar o máximo de férias, como eles gostam, por exemplo.

'Mais flexibilidade'

Sua crença é que tornar o trabalho um lugar mais agradável para estar, oferecendo mais flexibilidade; tais como a capacidade de se vestir informal, trabalhar de casa ou em tempo parcial e sair de licença não remunerada, se o desejarem, atraem e retem as pessoas, incentivando-os a realizar o seu potencial.

"Esperamos que esse será o mundo no futuro e é isso que estamos trabalhando para buscar obter uma maior flexibilidade no mercado de trabalho em geral", diz ele.

Getty Images

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A abordagem de Sir Richard é que mais empregadores queiram imitar, dado o aumento da chamada geração do milênio

Enquanto não exista uma definição universalmente aceita, o termo "millennial" é normalmente aplicado aos nascidos entre 1980 e 1999, a maior geração a surgir desde a geração do baby boom, e um grupo que a consultoria Deloitte prevê, irá compor 75% da a força de trabalho global em 2025.

Como uma geração com idade que surge após a crise financeira de 2008 e que nunca conheceram um mundo sem a internet, eles têm expectativas muito diferentes sobre empregos e dinheiro.

Vários estudos sugerem que esses trabalhadores mais jovens não são motivados pelos mesmos fatores como as gerações anteriores, como um emprego para a vida, mas sim valorizar um bom equilíbrio entre vida profissional e um senso de propósito além do sucesso financeiro.

Generation gap

É uma visão radicalmente diferente das gerações anteriores, que são usados ​​para a hierarquia mais tradicional de grandes empresas corporativas - permanecer na mesma empresa e trabalhar um determinado número de anos em um posto especial antes de avançar.

Mas, como esse grupo cresce como uma proporção da força de trabalho, os empregadores terão de mudar suas práticas de trabalho para atrair e reter pessoal desta geração.

_88041246_chinagorman.jpg?width=590Confiança é chave em um local de trabalho, diz que a China Gorman

As empresas que desenvolverem esta política, criarão uma vantagem competitiva para assegurar a melhor equipe, diz China Gorman, uma executiva de RH com experiência de mais de 20 anos.

"Não importa onde no mundo, não importa o que na indústria, não importa o tamanho da empresa - confiança é a base para a criação de uma grande cultura de trabalho", diz ela.

Mas ela admite que não é fácil para muitos, particularmente aqueles mais acostumados a uma estrutura hierárquica.

"Para a geração baby boomer o conhecimento poder. Eles operam com base na necessidade de saber e 'Eu vou te dizer o que você precisa saber'."

"Mais com propósitos '

Nathan Blecharczyk, co-fundador dd site Airbnb, que tem mais de 2.000 funcionários, diz que na área de tecnologia em que operam, a competição por equipe é muito intensa.

_88041735_de271.jpg?width=590As empresas precisam criar um ambiente criativo para os seus trabalhadores, diz  Nathan Blecharczyk da Air BnB

Em uma tentativa de atrair mais millennials ele diz que a empresa deixa muito claro que, os seus valores fundamentais são aqueles para ajudar a se sobressair como empregado.

"Os Millennials são conhecidos por serem mais dirigidos por propósitos, então como empresa temos continuamente comunicado isso, no ambiente interno e externo, quais são nossos valores e buscando ser fiel a essas coisas com propósito", diz ele.

Assim, a empresa tem reuniões semanais às sexta-feiras em cada um dos seus escritórios, em seguida, uma reunião de toda a empresa a cada quinze dias, que é transmitido ao vivo para seus 20 escritórios em todo o mundo onde se fala sobre assuntos importantes para a empresa.

Além de tudo isso, realizamos uma reunião anual de três dias em São Francisco, onde todos os funcionários são levadas de avião para que possam se conhecer e se comunicar cara-a-cara.

Ele diz que a empresa também tem trabalhado na criação de um ambiente de escritório relaxado onde os funcionários se sentem tão confortáveis que como estivessem em casa.

"Estamos constantemente lembrando aos nossos funcionários em que negócio estamos, na criação de um ambiente totalmente confortável e onde eles realmente querem curtir após o trabalho", diz ele.

_88038354_ryanholmes.jpg?width=590Legenda da fotodo Hootsuite Ryan Holmes diz que sua empresa tem tentado dar equipas individuais mais poder 
Ryan Holmes, o fundador do Hootsuite, que fornece ferramentas de gerenciamento de mídia social, também tem trabalhado duro para evitar as hierarquias tradicionais das empresas de  maiores.

Ao invés de ter uma camada de gerenciamento que dita a sua equipe a seguir, a empresa tem, em vez tentou dar equipas individuais mais poder.

É também criado um chamado "faixa guru" para permitir que aqueles na empresa que não querem se tornar líderes tradicionais ainda conseguir algum tipo de reconhecimento.

Em vez de tentar forçar um prego redondo em um buraco quadrado, "[É sobre] como podemos ajudar essa pessoa progresso através de sua carreira como engenheiro incrível, em vez de a única pista é para se tornar um líder ou um gerente".

Para as empresas adaptar o modo como eles trabalham para os pontos fortes dos Millennials, é uma direção que o treinador CEO Steve Tappin acredita que vai ser eficaz.

"Se CEOs tentar o controle da maneira antiga, em seguida, a geração do milênio vai andar, mas se você pode aproveitar as suas ideias, paixão e energia, em seguida, que vai alimentar o sucesso futuro da empresa", diz ele.

Este recurso é baseado em entrevistas por treinador CEO e autor Steve Tappin para séries CEO Guru da BBC, produzido por Neil Koenig.

 

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Joni Mengaldo

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