As estruturas representam um enorme avanço para o estudo do cérebro humano (Foto: Idor/via BBC News Brasil)

Pesquisadores esperam que, no futuro, problemas possam ser solucionados em uma espécie de 'rede social' de mentes conectadas

ÉPOCA NEGÓCIOS

Neurocientistas da Universidade de Cornell, em Nova York (EUA), ligaram com sucesso uma conexão cerebral de três vias para permitir que três pessoas compartilhassem seus pensamentos e jogassem juntas um game no estilo de Tetris.

O experimento faz parte da pesquisa "BrainNet: A Multi-Person Brain-to-Brain Interface for Direct Collaboration Between Brains" (BrainNet: uma interface cérebro-a-cérebro de múltiplas pessoas para colaboração direta entre mentes, em tradução livre).


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-6652631670584205"
data-ad-slot="1871484486">



Apesar de estranho, o sistema combina o eletroencefalograma, que registra sinais cerebrais, à estimulação magnética transcraniana para fornecer informações não invasivas ao principal órgáo do sistema nervoso humano.

Como um jogo de Tetris, os cientistas explicam que os sinais cerebrais são decodificados usando a análise de dados em tempo real para extrair conclusões sobre o possível giro ou não de um bloco, antes que ele seja descartado para preencher uma linha.


A equipe, de seis pesquisadores, afirma que o experimento "pode possibilitar que problemas sejam solucionados em interfaces cérebro-a-cérebro futuramente — uma espécie de 'rede social' de mentes conectadas".

Além disso, os receptores podem detectar qual dos remetentes é mais confiável com base na comunicação cerebral, o que, segundo os pesquisadores, é promissor para o desenvolvimento de sistemas que lidam com cenários do mundo real em que a falta de confiabilidade humana é um limitador.


Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob