Masako Wakamiya (Foto: Reprodução/Youtube)

A PROGRAMADORA MAIS VELHA DO MUNDO MASAKO WAKAMIYA. ELA CRIOU UM APP DE JOGO FOCADO NOS IDOSOS JAPONESES (FOTO: REPRODUÇÃO/YOUTUBE)

Masalo Wakamiya aprendeu a programar no ano passado

Época Negócios

Os aplicativos já se consolidaram como ferramentas que ajudam a deixar o dia a dia mais prático e divertido. Hoje, o sonho de muitos jovens é criar aquele que será o próximo app inovador a ser comprado por valores milionários por alguma gigante da tecnologia, algo similiar ao que aconteceu com o WhatsApp.

A senhora Masalo Wakamiya, de 82 anos, está mais próxima desse destino do que muitos jovens que ainda não começaram a tirar suas ideias do papel. Há um ano, ela aprendeu a programar e já criou um app para iOS, o Hinadan, um jogo específico para um público mais velho. O Hinadan chegou perto de 5 estrelas na Apple App Store e teve cerca de 53 mil downloads em todo o mundo, desde a sua estreia há um ano. Wakamiya agora planeja versões do aplicativo em inglês, chinês e possivelmente em francês.

Masalo, na verdade, já é conhecida no meio da tecnologia. Durante a Conferência Anual de Desenvolvedores promovida pela Apple em San Jose, na Califórnia, o CEO da Apple,Tim Cook,  chamou Masalo de "a mais velha desenvolvedora do mundo". A carreira de Masalo no mundo da tecnologia também chamou a atenção para um problema desse setor: em geral, profissionais com mais de 40 anos já são considerados velhos.

No ano passado, o governo do Japão nomeou Masalo para um comitê especial sobre envelhecimento e, em abril deste ano, ela foi a oradora principal no evento "Por que as habilidades digitais são críticas para os idosos?", realizado na sede da ONU em Nova York. Para a desenvolvedora, a resposta se resume à motivação. "Os idosos tendem a ficar deprimidos com a idade, porque perdem membros da família", disse Wakamiya, em uma recente entrevista à publicação Refinery29. “Ao ensiná-los a fazer coisas novas, isso lhes dá uma empolgação, uma motivação. Eu realmente gosto desse sentimento e sou capaz de compartilhar isso”.

style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="1871484486">

Masalo comprou livros de programação e aprendeu a linguagem Swift da Apple com aulas com uma programadora via Facebook Messenger e Skype, já que a professora vive a mais de 300 km de distância. Esta não foi a primeira vez que Masalo assumiu um desafio tecnológico. Ela se interessa por tecnologia desde os 60 anos. Ao se aposentar após atuar 43 anos como funcionária bancária, ela passou longas horas cuidando de sua mãe, então com 90 anos de idade. Sentindo-se isolada e buscando conexão com o mundo exterior, Masalo comprou seu primeiro computador, depois passou para um PC da Microsoft e, mais tarde, um Mac e iPhones.

Enquanto também estudava piano, aos 75 anos, Masalo acabou se juntando a um clube de informática para idosos, o Mellow Club, aprendendo a criar arte em Excel. No ano passado, ela decidiu criar o jogo Hinadan.

O aplicativo, baseado no festival anual de bonecas japonesas de Hina Matsuri, convida os jogadores a organizar 12 bonecos ornamentais (representando o imperador, família e convidados do país) em uma ordem específica. O jogo exige uma memorização profunda de vários arranjos e se tornou especialmente popular entre as mulheres mais velhas, que gostam de brincar com seus netos, diz Masalo. "Eu não esperava uma resposta tão grande ao meu aplicativo", afirmou Masalo recentemente ao Channel NewsAsia. Ela agora está ansiosa para desenvolver mais aplicativos de jogos — e acrescenta: há muitas coisas que quero tentar.

style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="1871484486">
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Joni Mengaldo

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob