Mês de Conscientização sobre os Tumores Neuroendócrinos

9849546262?profile=original

Diarreia e rubor na pele podem ser sinais de Tumor Neuroendócrino

Conheça o câncer que é causado por uma disfunção no sistema hormonal e leva de 5 a 7 anos para ser diagnosticado

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que somente no ano de 2019 cerca de 600 mil novos casos de câncer sejam diagnosticados1. Porém, tendo em vista que muitos pacientes ainda enfrentam dificuldades como a falta de informação, algumas datas especiais ajudam na conscientização, principalmente no caso dos cânceres raros, como os tumores neuroendócrinos (TNEs). Por isso, o dia 10 de novembro foi a data escolhida para reforçar o conhecimento da população acerca da doença.

style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="4150813131">

Também conhecido pela sigla TNE no Brasil, esse câncer raro que atinge homens e mulheres com idade entre 50 e 60 anos caracteriza-se pelo desenvolvimento e crescimento de forma incontrolável de células do sistema neuroendócrino, que é responsável pela liberação de hormônios no organismo e regulagem da função de diferentes órgãos2. A incidência deste tipo de tumor é de 7 em cada 100.000 pessoas³.

A formação do tumor pode acontecer em qualquer área do corpo, sendo as mais comuns o trato gastrointestinal, pâncreas e pulmões, podendo ser também encontrados nos ovários, testículos e se espalharem para o fígado e ossos. Segundo o oncologista Dr. Tulio Pfiffer ”é a partir de sua localização que o tumor é classificado, podendo ser TNEs gastrointestinais, pancreáticos, pulmonares, entre outros”.

“Os sintomas podem variar de acordo com a localização e o tamanho do tumor. Um menor número de casos são funcionantes, quando liberam peptídeos ativos, podendo apresentar ‘síndrome carcinoide’ com quadros de diarreia, rubor da pele e palpitação. As vezes os TNE de pâncreas também são funcionantes com quadro de Glucagonoma, Insluninoma, Vipoma entre outros. Porém a maioria dos casos de TNEs são não funcionantes, com sintomas tardios. Como o crescimento de TNE costuma ser lento, o diagnóstico pode levar de 5 a 7 anos”, explica o especialista.

Geralmente o paciente precisa se consultar com pelo menos três médicos diferentes antes de identificar a doença. Dr. Tulio comenta que “isso ocorre porque os sintomas podem ser confundidos com condições comuns e acabam sendo diagnosticados erroneamente como um quadro de asma ou de uma Síndrome do Intestino Irritável, por exemplo”. Além disso, o tamanho do tumor, que pode ser menor que 1 centímetro, dificulta a visualização. Esse atraso no diagnóstico impede a possibilidade de melhores resultados no tratamento.

O tratamento para os tumores neuroendócrinos pode variar de acordo com a localização e o estágio do câncer, além disso, é preciso entender quais hormônios estão sendo liberados e a quantidade para que a estratégia seja assertiva. Sempre que possível a cirurgia para remoção do tumor é a primeira opção. Caso não seja possível, existem alternativas para atenuar os sintomas dos TNEs funcionantes e um crescente arsenal terapêutico para combater e controlar o TNE como análogos de somatostatina, quimioterapia convencional, terapias alvo anticâncer, e ferramentas de medicina nuclear.

style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="4150813131">

Uma equipe multidisciplinar (enfermeiro especialista, nutricionista e equipe para dor) é necessária para dar suporte ao tratamento, propiciando uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Como forma de aumentar o conhecimento sobre a doença, o portal Vivendo com TNE, que pode ser acessado pelo link tne.vivendocom.com.br, reúne diversas informações e dicas. Também presente no facebook com o nome Vivendo com TNE (www.facebook.com/VivendoComTNE), ambos portais abordam todas as questões acerca da doença e consolidam um espaço para troca de experiências entre pacientes e pessoas que convivem de forma direta ou indireta com os TNEs, além de informações de credibilidade e relevância.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob