Monitoramento: Welt mede cintura do usuário e sugere exercícios

Foto: Divulgação

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SÃO PAULO - A startup Weltcorp criou um cinto inteligente capaz de rastrear o aumento e a diminuição da cintura do usuário, além de fornecer dados sobre sua saúde. O dispositivo, chamado Welt, foi desenvolvido no Creative Lab, programa de aceleração da Samsung no qual ideias inovadoras recebem apoio tecnológico para se tornarem um negócio.

O projeto começou a ser esboçado pelo médico Sungjee Kang em 2014, quando ele e sua equipe foram incubados no ambiente da multinacional sul-coreana nos Estados Unidos, onde a startup foi fundada.

"Sempre quisemos ajudar pessoas a abraçarem hábitos saudáveis em suas vidas. Quando fomos incubados pela Samsung, percebemos que o ambiente tinha esse clima e isso nos ajudou muito", conta Agnes Choi, coordenadora de marketing da Weltcorp.

O Welt é capaz de medir quatro indicadores corporais: a ingestão de comida, o número de passos dados, o tempo que a pessoa passa sentada e o tamanho do seu quadril. O dispositivo conta com sensores e repassa todas as informações ao usuário por meio de um aplicativo, que fornece dicas de saúde e traça metas para que a pessoa entre em forma.

O cinto opera por Bluetooth e tem uma porta microUSB em uma das laterais para carregar a bateria, que dura cerca de 20 dias. O aplicativo que o acompanha está disponível para Android e iOS.

O projeto foi apresentado em janeiro de 2016 durante a Consumer Electronics Show (CES), feira de tecnologia realizada anualmente em Las Vegas, nos Estados Unidos. Exposto no estande da Samsung, o Welt recebeu boas críticas dos participantes do evento.

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O produto também foi divulgado neste mês na Alemanha, no IFA Berlin (Internationale Funkausstellung Berlin), um dos maiores eventos tecnológicos da Europa e do mundo. "Ganhamos a atenção da mídia e, principalmente, clientes vindos de todos os países e continentes", diz Agnes.

Para viabilizar o produto, a startup lançou o projeto do cinto no site de crowdfunding (financiamento coletivo) Kickstarter no fim de agosto. A meta de levantar U$ 30 mil foi alcançada em menos de uma semana e o volume arrecadado dobrou dois dias depois. Até o fechamento desta reportagem, a proposta tinha obtido mais de U$ 73 mil.

A campanha no Kickstarter se encerra na primeira semana de outubro. A Weltcorp investirá somente o valor arrecadado para o desenvolvimento do cinto.

Com 12 opções de cor e design, o acessório tem versões masculinas e femininas. Os modelos do cinto saem a partir de U$ 69 e a previsão é que sejam enviados aos apoiadores até dezembro.

A Weltcorp tem como objetivo oferecer o produto comercialmente em 2017 e já começa a estudar outros itens. "O cinto foi o primeiro projeto, mas estamos pensando em mais produtos focados em estimular nosso cliente a ter hábitos saudáveis", afirma Agnes.

Fonte DCI - Arthur Henrique

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