9849505479?profile=original

Estudo publicado na revista Blood, da sociedade norte-americana de hematologia, comprovou que pacientes com Linfoma Anaplásico de Grandes Células sistêmico recidivados ou refratários tratados com brentuximabe vedotina tiveram uma sobrevida global estimada de 60% em cinco anos

Um estudo científico divulgado no início de outubro pela revista Blood e conduzido em pacientes com linfoma Anaplásico de Grandes Células sistêmico (LAGCs) demonstrou que o uso de brentuximabe vedotina, uma terapia alvo que se conecta a um marcador específico presente nas células de alguns tipos de linfomas, é capaz de prolongar a sobrevida dos pacientes e em alguns deles livrá-los da progressão da doença.

O estudo clínico de Fase 2 controlado foi conduzido em 58 pacientes recidivados ou refratários, ou seja, que a doença tenha retornado depois do último tratamento ou que não tenham respondido a outros tipos de terapia respectivamente. O LAGCs é um tipo de linfoma não Hodgkin de crescimento rápido e que afeta principalmente os gânglios linfáticos¹. Sua incidência no mundo é incerta, mas estudos apontam que nos EUA, por exemplo, os casos chegam a 0,25 para cada 100 mil habitantes².

style="display:block" data-ad-format="autorelaxed" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="7514086806">

Dados divulgados pela Takeda e pela Seattle Genetics, principais condutoras da investigação que acompanhou um grupo de pacientes por até cinco anos, demonstraram que a sobrevida global e sobrevida livre de progressão estimadas em 5 anos foram de 60% e 39%, respectivamente³.

“Historicamente, pacientes de LAGCs refratário ou recidivado têm um prognóstico bastante ruim. O estudo de fase 2 representa um marco significativo porque o tratamento com o único agente resultou em ótimas respostas e remissões duráveis a longo prazo, associado a um bom perfil de segurança”, explica a Dra. Tânia Barreto, gerente médica da Takeda Oncologia no Brasil.

No Brasil, brentuximabe vedotina é comercializado como Adcetris® e aprovado como terapia-alvo para o tratamento de linfoma de Hodgkin e linfoma Anaplásico de Grandes Células sistêmico desde 2016. O medicamento tem como alvo apenas as células cancerosas, diferente do que acontece com a quimioterapia, que não tem a mesma seletividade e especificidade no seu mecanismo de ação. Esse produto é composto por um anticorpo monoclonal ligado a uma substância destinada a destruir as células cancerosas.

Fonte SEGS

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob